quarta-feira, 20 de maio de 2009

Olá meninas, esse nosso próximo assunto é de interesse de todas nós, exames ginecológicos. Pois é quem ai não gosta de ir no ginecologista? A maioria né. Isso porque todas nós concordamos que ir ao ginecologista e fazer aquele mente de exames é muito chato e incomodo, mas porém é muito importante fazer exames preventivos. Por isso a galera do http://www.coisasdemenina.com/ fez uma relação dos principais exames ginecológicos, saiba a importância de cada um.
.
  • . Papanicolau
    .
Exame feito no próprio consultório ou em um laboratório, este exame é muito importante para a prevenção do câncer do colo do útero e detectar infecções vaginais. O especialista introduz um espéculo (utensílio usado em procedimentos ginecológicos e serve para abrir as paredes da vagina) na vagina e com um cotonete faz uma raspagem no colo do útero é um exame simples e não dói (mas incomoda). Mais indicado para mulheres com vida sexual ativa, deve ser feito uma vez por ano.
.
  • . Colposcopia e Vulvoscopia

.

São muito parecidos com o papanicolau, mas a diferença é que a colposcopia e a vulvoscopia são bem mais detalhados, isso porque aumenta muito mais a visão do colo do útero. Normalmente só é solicitado quando é encontrada alguma anormalidade no papanicolau. Também podem ser feitos no consultório ou em um laboratório.
.
  • . Ultrassom Transvaginal

.

Esse exame é um pouco mais complicado para a mulher, mas nada que assuste. Com um aparelho de ultrassom em forma de tubo o médico consegue ter mais visualização da região pélvica, útero, trompas, o endométrio e os ovários. Esse tubo é introduzido na vagina envolto em preservativo e muito lubrificante. Esse exame pode ser pedido se a paciente sente cólicas muito forte ou tem a menstruação muito irregular, uma anormalidade no papanicolau também pode ser motivo para esse exame ser pedido.

.

  • . Captura híbrida

.

Esse deve ser feito uma vez, se o resultado for negativo não há necessidade de faze-lo novamente a não ser que a paciente sinta sintomas, leve coceira na vagina ou dores durante a relação sexual. Este exame detecta o vírus HPV e infecções adquiridas nas relações sexuais. Também é feito com a uso do espéculo, a médico abre a vagina e colhe a secreção vaginal para análise.
.
  • . Mamografia

.

A mamografia também é um exame simples e muito importante para detectar um passível cêncer de mama, este exame só é solicitado por um médico após os 40 anos ou se a paciente notar algum nódulo no seio durante o auto-exame. Neste caso o médico irá repetir o exame no consultório e em caso de dúvidas será pedido a mamografia. Normalmente este exame não é pedido durante a menstruação, isso porque os seios ficam mais doloridos nestes dias e o exame contraí os seios e isso pode causar muita dor.

Um comentário:

  1. Ótimo post .. esclarecedor e muito informativo .. parabéns!!

    Vou mandar o link do seu blog para os meus amigos!!

    Abç.

    ResponderExcluir

Siga-me

publicidade

Clube da LuLuzinha © 2008 | Coded by Randomness | Illustration by Wai | Design by betterinpink!
 
: